Almanaque de Revista de Terror, novembro de 1962. http://www.guiadosquadrinhos.com/ |
Fui um colecionador das HQs em tempos de inexistência do meio digital. Tive a oportunidade de conhecer o suporte físico (revistinhas) e hoje também faço muitas leituras digitais de graphic novel. Muitas revistas dos anos 1950 a 1970, que eram o desejo de consumo daquela geração dos anos 1960, hoje estão disponíveis digitalmente.
Nos últimos anos retomei a leitura dos Quadrinhos com o olhar mais focado na arte gráfica. A sofisticação que chegou a graphic novel continua a me impressionar. Muito tenho adquirido e lido com à disposição de contribuir para que esta expressão artística não desapareça.
Como sócio de carteirinha tem que ajudar o time, me associei ao "Guia dos Quadrinhos". Reproduzo a proposta da página inicial do site (http://www.guiadosquadrinhos.com/): "O maior banco de dados e acervo de capas de gibis publicados no Brasil. O objetivo principal é resgatar, preservar e divulgar a memória dos quadrinhos. Colecionadores e admiradores são bem-vindos a contribuir com novas informações, interagir com os outros usuários por meio de nossa rede social, e cadastrar suas coleções".
Estou reproduzindo abaixo um detalhe da página de abertura do site. Os números de disponibilizações de capas e outras informações impressiona. É um trabalho realizado desde 2007.
http://www.guiadosquadrinhos.com/ |
Sempre buscando o meu olhar de historiador, além da parte lúdica, vejo o site como um banco de dados que contribui para pesquisas. Visualizar o potencial de um acervo é o primeiro passo para definir uma pesquisa bem fundamentada.
Contribuindo na divulgação estou reproduzindo outro trecho da página do site:
Compartilhar é importante!
Nenhum comentário:
Postar um comentário