Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

quinta-feira, 6 de maio de 2021

MONUMENTO AO CONDE DE PORTO ALEGRE

Cartão-postal da Livraria Selbach com o monumento ao Conde de Porto Alegre.
 Acervo: Luiz Henrique Torres. 

 Este cartão-postal é datado de 30 de dezembro de 1923 e foi editado pela Livraria Selbach de Porto Alegre (edição n. 50). 

A imagem mostra o monumento em homenagem a Manuel Marques de Souza III, o Conde de Porto Alegre. Nascido em Rio Grande em 1804 e falecido no Rio de Janeiro em 1875, o Conde de Porto Alegre foi apelidado de "o Centauro de Luvas" por sua atuação como militar, político do Partido Liberal, abolicionista, defensor da monarquia brasileira, patrono da literatura e ciência. Participou de ações militares entre a Revolução Farroupilha e a Guerra do Paraguai. 

 

O primeiro monumento público da cidade de Porto Alegre foi a estátua de um destacado personagem que nasceu na então Vila do Rio Grande. A estátua (autoria de Aurélio Pittanti e Carlos Fossati) foi originalmente instalada na Praça da Matriz e inaugurada em 1 de fevereiro de 1885. Em sua inauguração se fez presente a Princesa Isabel. Em 1912 o monumento foi transferido para a atual Praça Conde de Porto Alegre. 

Localização original do monumento na Praça da Matriz em Porto Alegre. Fotografia de autor desconhecido datada de 1902. https://pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário