Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

segunda-feira, 17 de maio de 2021

HQ - O COMETA DE 1881

 

Mágico Vento, Mythos Editora, 2020. 

Histórias em Quadrinhos com temáticas voltadas a cometas e suas manifestações culturais sempre atraem a minha atenção. Foi o caso de Mágico Vento com a história "A Noite do Cometa" (Mágico Vento – O Retorno n.1, Mythos Editora, dezembro 2020) cujo roteiro é conduzido por uma narrativa fantástica no velho oeste do ano de 1881.

Mágico Vento, Mythos Editora, 2020. 

 Em duas apresentações da HQ foi feito referência que o cometa que era visível no sul dos Estados Unidos próximo da fronteira com o México era o Halley. Realmente, um grande cometa riscou o firmamento do hemisfério norte entre junho e agosto de 1881. Mas não foi o Halley que é um cometa periódico de curto período que poderá novamente ser visível dentro de 40 anos (em 2061). O período orbital do Halley é de 76 anos e ele fez uma passagem em 1835 e voltou a ser visto somente em 1910 quando semeou grande terror na imaginação popular.

Halley virou sinônimo de cometa... 

Desde a antiguidade os cometas são fatores de leituras sobrenaturais de sinais de acontecimentos funestos e até de pânico por sua cauda supostamente tocara atmosfera e contaminar com gases venenosos a superfície.  Na história do Mágico Vento não foi diferente a reação de fascínio, medo e o desencadear de pensamentos surreais.

Mas se não foi o Halley, qual foi o cometa?

Cromolitografia de Trouvelot  In: https://digitalcollections.nypl.org/?TROUVELOT_011


 
O “grande cometa de 1881” ou “cometa Tebbutt” foi descoberto em 22 de maio deste ano pelo astrônomo australiano John Tebbutt em Nova Gales do Sul. Em 22 de junho ficou visível no céu noturno do hemisfério norte e o comprimento da cauda nos dias seguintes era de 25° e o brilho do núcleo de magnitude 1. Ainda em agosto o cometa era visível a olho nu e o astrônomo francês Camille Flammarion o observou com dificuldade em setembro. Dado seu brilho e observação a olho nu foi denominado de o “grande cometa de 1881”.

Fotografia obtida em 26 de junho de 1881 e publicada no periódico
Die Gartenlaube (1881) em Liepzig. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário