Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sábado, 1 de maio de 2021

FREDERICO ALBUQUERQUE

Acervo: Luiz Henrique Torres. 


 Adquiri este envelope da década de 1890 num cartofilista europeu! 

Inicialmente, frente a tantos cartões/envelopes a serem observados em sua página no ebay, senti uma familiaridade no nome F. Albuquerque. 

Cerca de um ano antes tinha feito um livro sobre a "Ilha dos Marinheiros" e o nome Frederico Guilherme de Albuquerque foi muito citado. Mas seria o mesmo personagem? 

Sim! Frederico Albuquerque morou na Ilha dos Marinheiros (na Marambaia, na década de 1860) e desenvolveu muitas atividades de plantio e experiências botânicas. Em especial, destaco suas experiências com cepas de uvas para produção de vinhos. Seus conhecimentos o levaram a ocupar um cargo público no Rio de Janeiro e na sequência estabeleceu uma empresa que foi uma referência brasileira em seu tempo. No cartão F. Albuquerque é referido como "produtor de sementes para agricultura, horta e jardins, caixa postal 533, Rio de Janeiro". O carimbo é de 19 de junho de 1893 e o selo pré-fixado é de 100 réis do Correio com o dístico "República dos Estados Unidos do Brasil". 

Considero o envelope uma preciosa peça que preserva um fragmento da trajetória de um dos maiores botânicos e naturalistas brasileiros. Há... ele nasceu em Rio Grande em 18 de dezembro de 1839.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário