Acervo: Luiz Henrique Torres. |
Este cartão foi emitido da Alemanha com destino ao Syndicato Condor no Rio de Janeiro. O carimbo do correio alemão com a data de 21 de julho de 1936. No verso do cartão, o carimbo no Distrito Federal (Rio de Janeiro) é do dia 24 de julho. Incríveis três dias para cruzar o Oceano e interligar pelo ar a “Europa-Sudamerika”.
No canto direito do cartão vemos um selo com o globo terrestre, uma águia e a suástica nazista.
No canto esquerdo temos dois selos nos valores de 50 e de 75 emitidos pelo Deutsche Luftpost (correio aéreo alemão) e traz a imagem do dirigível Mit LZ 129 ou Hindenburg que continua sendo a maior nave a voar. O selo estampa o dirigível sobrevoando a baixa altitude um agitado Oceano Atlântico.
O dirigível foi construído pela empresa alemã Luftschiffbau-Zeppelin GmbH, tendo o seu primeiro voo em 4 de março de 1936. Seu comprimento era de 245 metros podendo levar de 50 a 72 passageiros com uma tripulação de 40 a 61 integrantes. O primeiro voo internacional foi de Friedrichshafen (Alemanha) para o Rio de Janeiro em 31 de março de 1936. Um dos motores sofreu avaria o que forçou um pouso no Recife. O Hindenburg fez sete viagens para o Brasil e dez para os Estados Unidos até trágico acidente ocorrido em Nova Jersey em 6 de maio de 1937 e que encerrou a era dos dirigíveis.
Incêndio do Hindenburg em Nova Jersey em 6 de maio de 1937. In: https://www.dw.com |
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