Acervo: Walter Albrecht. |
Acervo:Walter Albrecht. |
Na Praça 15 de Novembro no centro do Rio de Janeiro enfatizarei duas estruturas mostradas neste cartão-postal datado de 8 de junho de 1912 e com destino a cidade do Rio Grande.
Em primeiro plano está o "chafariz do Mestre Valentim" que foi inaugurado em 1789. A funcionalidade era fornecer água a população e aos navios que atracavam neste cais. A água foi fornecida até a década de 1880. A estrutura é uma pequena torre de quatro face com uma pirâmide quadrangular assentada em seu teto. Valentim da Fonseca e Silva (1745-1813) foi um dos maiores artistas do período colonial atuando como entalhador, escultor e urbanista. Era filho de um português e de uma escrava alforriada.
Outra estrutura é o chafariz de ferro fundido que aparece no lado direito que é obra de Louis Sauvageau datada de 1861. É um chafariz francês da fundição Val d'Osne instalado nesta praça em 1878. D. Pedro II ao visitar a Feira Internacional de Viena conheceu o chafariz e resolveu adquiri-lo para ornamentar/fornecer água na praça que então era denominada de Largo do Paço.
A estrutura tem 12 metros de altura sendo o maior chafariz do Brasil e um dos maiores do mundo. Em 1962 foi transferido do local e posteriormente, em nova localização, passou a chamar-se chafariz Monroe.
Em Rio Grande tivemos quatro chafarizes franceses da fundição Durrene instalados entre 1874-1878.
Acervo: Walter Albrecht. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário