Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

PAULINHA

 

Mamãe e Paulinha. 

Não sei o motivo, mas, me abandonaram num campo repleto de espinhos e marimbondos. 

Longe de tudo para que não pudesse voltar para aquela casa que achei que era o meu lar. Sei que me queriam distante, porém, foi crueldade me colocar num local afastado de pessoas para morrer lentamente. 

A água que tomava num pequeno açude não tinha um gosto bom e aqueles peixes pequenos que apareciam mortos era o que tinha para comer. Não era nada saudável e fiquei com problemas no estomago. São algumas das sequelas do abandono. 

As abelhas que comia para matar a fome, acabavam picando minha língua ou minha garganta. Outros bichos peçonhentos completavam a minha dieta. 

Toda tardinha, e isto faço até hoje, começo a caminhar rapidamente, pois, com a chegada da noite outros animais como as cobras e carnívoros, saíam para caçar e eu tinha que me defender ou correr... 

Quando fui resgatada do inferno de Dante eu tinha tantos espinhos no pelo que era difícil até caminhar. O nome do espinho é amoroso e só quero distância de um amor tão obsessivo e patológico. Uma unha que cresceu demais entrou profundamente na minha pele e causou uma inflamação. Uma das patas mancava e assim me arrastei até o carro onde me ofereceram bolachas que foi o primeiro sinal de receptividade e cuidado. 

Quando a porta do carro abriu eu pulei para dentro. Era a minha única chance de fuga, pois, meu tempo de vida era curto naquele lugar. Mais de uma centena de carrapatos estavam drenando o meu sangue ralo e desnutrido. Em pouco tempo seria apenas mais um objeto inanimado na paisagem do campo. 

Cinco anos se passaram e graças aos cuidados da minha mãe e do meu pai hoje me sinto muito feliz. As memórias foram se apagando e as sequelas são quase contornáveis com os cuidados recebidos. 

Contei esta história para demarcar o meu aniversário de renascimento e o meu agradecimento, especialmente, a minha mãe que busca de todas as formas tornar a minha existência segura e feliz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário