Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

CICLONE-BOMBA?

Esta quarta-feira será um dia problemático no Rio Grande do Sul. O risco de chuva excessiva e de temporais é muito alto. 

Fiz a leitura de notícias publicadas pelo  grupo oceano (https://www.grupooceano.com.br/noticias) e pelo Diário Popular (Pelotas) com a previsão da passagem de um ciclone-bomba por Rio Grande, por volta das 17 horas deste dia 27 de janeiro. 

Certamente, o cenário é de apreensão por parte da Defesa Civil que está mobilizada para enfrentar problemas que possam ocorrer com a passagem deste centro de baixa pressão. A condição atmosférica é favorável a ocorrência de fortes ventos e de chuva excessiva em curto espaço de tempo. Falta de energia, alagamentos e danos poderão ocorrer. Porém, o ciclone-bomba ou ciclogênese explosiva é um cenário meteorológico muito mais grave que poderia trazer devastação considerável em determinados locais onde for mais intenso. 

Esperei o posicionamento científico da Metsul e o esclarecimento desta empresa descartou a ocorrência de um ciclone-bomba. Obviamente, a Metsul ressalta que há potencial para temporais isolados de vento forte, possibilidade de alamentos e transtornos diversos no Oeste e no Sul 
gaúcho. Porém, ciclogenese explosiva não! 

Conforme a Metsul: "Alguns meios de comunicação têm noticiado, sem identificar fonte na informação que seja profissional na área meteorológica, que este centro de baixa pressão que avançará pelo Oeste e o Sul gaúcho nesta quarta daria origem a um ciclone bomba. A MetSul informa que não há o menor fundamento em tal previsão. 

Uma bomba meteorológica ou ciclone bomba se trata de um centro de baixa pressão que passa por rápido aprofundamento e cuja pressão atmosférica central declina 24 hPa (hectopascais) em um intervalo mínimo de 24h. Este centro de baixa ingressará pelo Oeste gaúcho com 1001 ou 1002 hPa e estará no Sul gaúcho e na costa do Litoral Sul depois com 998 ou 999 hPa. O aprofundamento será discreto e não deve ser superior a 5 hPa, logo muito distante de uma queda de 24 hPa para a classificação de um ciclone bomba. Não será, assim, uma ciclogenese explosiva, até porque não haverá encontro de massas de ar frio e quente que pudesse gerar um intensificação explosiva" (https://metsul.com/quarta-feira-de-alto-risco-no-rio-grande-do-sul/). 

Hoje é um dia de observação e acompanhamento das condições do tempo e de muita torcida para que os efeitos sejam mais brandos e que as previsões pessimistas não se realizem.  

Mapas rodados pela Metsul para o cenário atmosférico em 27-01-2021. Acervo: https://metsul.com/quarta-feira-de-alto-risco-no-rio-grande-do-sul/

Nenhum comentário:

Postar um comentário