Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sábado, 19 de dezembro de 2020

VISCONTI E O SELO DA REPÚBLICA

 

https://eliseuvisconti.com.br/visconti-designer-selos-postais/

Este estudo para selo do ano de 1903 foi realizado pelo pintor e designer ítalo-brasileiro Eliseu Visconti (1866-1944) e, infelizmente, nunca foi editado. 

Conforme o site "projeto Eliseu Visconti" (https://eliseuvisconti.com.br/visconti-designer-selos-postais/) o modelo deste selo segue a representação de "Marianne" "uma alegoria à liberdade e à república originária da Revolução Francesa, e que é caracterizada pelo busto de uma figura feminina cuja cabeça é adornada por um barrete frígio. Versões aperfeiçoadas da “Marianne Tropical” foram emitidas em 1893, 1894 e 1900, e estes selos apresentavam um design extremamente rebuscado, repleto de ornamentos de inspiração historicista". 

Eliseu Visconti participou de um concurso de elaboração de estudos para selos promovidos pelos Correios do Brasil em 1903 sendo o vencedor, porém, seus projetos não foram efetivados. "Naquele momento, a Casa da Moeda enfrentava uma série de dificuldades para imprimir os selos brasileiros, especialmente no que se refere às injunções políticas, mas a empresa também recebia pesadas críticas dos correios por conta da má qualidade de impressão dos selos. Esses problemas levaram o governo brasileiro a encomendar selos postais nos Estados Unidos, ficando a American Bank Note Company encarregada de sua produção. Cabe comentar que tal decisão pode ter sido determinante para a não aceitação dos projetos de Visconti, embora também se mencione a oposição do então ministro de Viação e Obras Públicas, Lauro Müller. De qualquer maneira, desferiu-se um duro golpe no design gráfico brasileiro, que já demonstrava ter condições de dominar o ciclo de criação e produção industrial de selos postais. O aspecto mais cruel da não aceitação dos estudos de Visconti está no fato de que os selos postais emitidos logo depois insistiam em soluções gráficas antiquadas.

A primeira série de selos de Visconti guarda semelhanças com estudos de selos postais realizados por Eugène Grasset em 1895. O tratamento é essencialmente monocromático, uma exigência decorrente das tecnologias de impressão então disponíveis, que Visconti e Grasset rapidamente souberam compreender. No estudo de selo dedicado à República, Visconti introduz sua própria interpretação de figura feminina para representar a instituição republicana, modificando o barrete da típica “Marianne” vista nos estudos de Grasset. A figura feminina de Visconti é destacada do fundo através de um arco que lhe serve de moldura e, ao mesmo tempo, serve de suporte para a frase “República do Brasil”".

Nenhum comentário:

Postar um comentário