Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

O HORROR DE FRANKENSTEIN

O Horror de Frankenstein (1970). Acervo: https://media.fstatic.com/

 

A obra de Mary Shelley (1818) "Frankenstein ou O Prometeu Moderno" recebeu várias interpretações para a linguagem do cinema desde a década de 1910. O clássico de 1932 da Universal com Boris Karloff é uma das referências do monstro no horror gótico em preto e branco. 

Na década de 1950 a Hammer buscou uma interpretação colorida do gótico com roteiros mais carregados no vermelho do sangue e no apelo erótico. E a estréia nesta proposta de revisitar os monstros sagrados da literatura e do folclore  e que receberam adaptações ao cinema foi "Frankenstein" (1957) com atuação magistral de Peter Cushing. Um novo monstro havia nascido e teve continuidade em filmes posteriores. 

Um destes filmes da Hammer foi lançado em 1970, "O Horror de Frankenstein" o qual considero especial pela leitura diferenciada e pela atuação do ator Ralph Bates, como Victor. 

O Dr. Victor é, com muita calma e desprendimento, o perfeito psicopata: calmo, frio, sem palavras excessivas ou descontroles emocionais. É um filme de dinâmica lenta, de desprendimento arrastado, de diálogos vagarosamente fluídos e não hiperativos. Para quem não vive sem o ritmo da Marvel é melhor esquecer... 

A interpretação de Ralph Bates é permanente, sem ápices, como se fosse um diálogo de alguém muito íntimo que apenas quer juntar pedaços de cadáver para fazer o seu Prometeu. Sentir-se o criador da vida, pois, ele acredita que o seu talento e habilidade transcende os limites do bom senso científico. Ele abandona a Faculdade de Medicina pois julga que a academia não tinha mais nada a acrescentar em suas investigações.  

Observar o trabalho de Victor é olhar para a produção científica que recorre a criatividade, sistematização, experimentação, falhas e retomadas. Especialmente, no caso de Victor, a investigação recebe uma pitada de falta total de ética, afinal, o importante é realizar o projeto da criação...

Para os críticos é um filme que beira o "B". Eu o coloco como "A", afinal, as percepções pessoais oriundas da experimentação da arte do cinema nem sempre corresponde a uma necessária crítica fria e distante do objeto. As imagens e as palavras muitas vezes acessam outras frequências da psique e produzem reações ou sensações amparadas pela irracionalidade.     

São 50 anos do "O Horror de Frankenstein". 

Ralph Bates (Victor) e o Monstro. Acervo: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTNnG-VL5tPEcA0SA_htCGip73bxAdUVgjC9g&usqp=CAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário