Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

BIBLIOTECA EM 1882

Echo do Sul, 15-08-1882. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. 

No mês de agosto de 1882 o jornal Echo do Sul publica matérias exaltando a Biblioteca Rio-Grandense em seu aniversário.  

Uma das matérias destaca o papel da Biblioteca Rio-Grandense, na "instrução do povo”, mantendo aulas noturnas de “primeiras letras”, as quais possuíam 60 alunos e as aulas de desenho, com 18 alunos frequentes. A redação do jornal exalta “a instrução como a causa primordial do engrandecimento dos povos”, tendo a Biblioteca Rio-Grandense prestado relevantes serviços neste contexto, e encerra sua homenagem com as seguintes palavras:

"Hoje que esta nobilíssima instituição de ensino, comemora o seu trigésimo sexto aniversário, temos imensa satisfação em felicitar a todos quantos tem concorrido para o seu engrandecimento atual, entre os quais seja-nos permitido declinar os nomes dos Srs. Barão de Villa Izabel, Alfredo Mello, Arnaldo Pereira, João Luiz Vianna e Benjamin Flores.
Consagrando a nossa primeira página ao auspicioso aniversário da Biblioteca, graças ao valioso concurso dos inteligentes cavalheiros signatários dos escritos que damos em seguida, manifestamos a nossa viva e sincera adesão ao nosso principal e honrosíssimo estabelecimento de instrução, e animamos, nos limites das nossas forças, os promotores da sua estabilidade e do seu progresso.
Salve a Biblioteca Rio-Grandense!" (ECHO DO SUL, 15/08/1882, p. 1).

*Estas informações foram obtidas na Tese de Doutorado de Mateus  de Moura Rodrigues "UM MAJESTOSO TEMPLO DAS LETRAS E DO PROGRESSO: A BIBLIOTECA RIO-GRANDENSE SOB A ÓPTICA DA IMPRENSA PERIÓDICA RIO-GRANDINA (1878 – 1898)" (PPGLetras/FURG, 2020). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário