Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. |
Num primeiro olhar surge a pergunta: que praça é esta? E a legenda da fotografia respondeu corretamente o nome.
Já se chamou de Praça das Carretas, Praça da Matriz e Praça Júlio de Castilhos. Aqui havia uma fonte de água da Hidráulica Rio-Grandense com a estátua da Vênus ao Banho desde a década de 1870, e, em 1918, foi inaugurado o monumento a Júlio de Castilhos.
Em algum momento o monumento foi retirado do centro da praça e levado para a extremidade nas proximidades da saída do Cine Sete de Setembro. Esse detalhe, baseado na posição atual do monumento, levou a uma identificação errônea que foi agora corrigida.
A fotografia foi feita da esquina das Ruas Andradas (à esquerda) e República do Líbano (à direita). Datação: entre 1920-1925.
O sobrado que se destaca na esquina da foto, na década de 1970 era o Rick Lanches; e não a saída do Cine - teatro Sete de Setembro.
ResponderExcluirBoa noite Fazio. Correta observação. Já fiz a retificação. Com base na posição atual do monumento a Júlio de Castilhos, próximo a saída do ex-Cine Sete de Setembro, apressadamente, montei a explicação incorreta sem refletir sobre os aspectos arquitetônicos dos prédios. Desta forma até as ruas foram citadas incorretamente. Interessante ao errar e surgir uma retificação de um arguto observador é que descobri que o local original do monumento era no centro da praça e não em sua periferia. Quando isto ocorreu? Obrigado pela contribuição.
ResponderExcluir