Fiz a leitura de Memórias Póstumas de Brás Cubas em Quadrinhos. É uma boa aproximação com a obra de Machado de Assis trazendo uma contextualização histórica do tempo das ações, as características da obra e elementos biográficos. Longas passagens do livro são reproduzidas ajudando a captar a linguagem utilizada por Machado de Assis neste livro de 1880 que pode ser considerado como a primeira narrativa fantástica e de realismo mágico publicado no Brasil.
Um problema na construção foi a descontinuidade de trechos do livro e as mudanças no diálogo/cenário sem um gancho explicativo do novo momento. Esta descontinuidade se repetiu diversas vezes.
Machado de Assis. Memórias Póstumas de Brás Cubas (Literatura Brasileira em Quadrinhos). São Paulo: Escala Educacional, capa flexível, color, p.44, 2008. Roteiro e Ilustrações: Sebastião Seabra.
Esta é uma edição mais enxuta em reprodução de textos e diálogos, mas, que realizou a transição entre mudanças de narrativa e cenários, dando fluxo e facilitando a compreensão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário