Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

terça-feira, 24 de novembro de 2020

A GRANDE FARSA - HQ

 


A Grande Farsa. São Paulo: Comix Zone, 29 x 21cm, capa dura, p&b, p. 224, 2020. Roteiro: Carlos Trillo; Arte: Domingo Mandrafina. 


Após três décadas da publicação de sua primeira versão argentina (1990) esta novela gráfica chega ao Brasil em grande estilo. A edição da Comix Zone é primorosa.

São duas histórias sendo a principal “A Grande Farsa” que inicia em clima noir e vai aprofundando a trama política ao longo das páginas. Desfilam ministros corruptos, ditador, cafetinas, prostitutas, bêbados, nazista, femme fatale, virgem milagrosa e diversos personagens populares. A voz narrativa se alterna com vários personagens que explicam o sentido de atores e acontecimentos para a compreensão daquele momento presente. Sarcasmo, ironia, perversão e medo conduzem a trama que vai revelando o perfil do ditador e do personagem mais temido: o torturador e assassino “Iguana”.

A segunda história se chama "O Iguana" e Carlos Trillo se deleita no realismo fantástico para explicar a trajetória do torturador mais temido daquele país.

Falta conhecer várias publicações, mas, esta HQ deve ser um dos momentos máximos da produção argentina.

O roteiro de Carlos Trillo e a arte de Domingo Mandrafina estão em sintonia e levam o leitor a se envolver na trama que vaga entre o trágico e o cômico dos costumes e da vida política latino-americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário