Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

A CRISE DO PETRÓLEO

http://guiaebal.com/reisdofaroeste00.html

 

Esta é a revista da EBAL "Reis do Faroeste"  que começou a ser publicada em julho de 1953 e se estendeu, com interrupções, até novembro de 1985. 

Na edição n.12 de novembro de 1973, um discreto, mas, incisivo pé-de-página informava que a coleção seria descontinuada. A Revista voltou a circular somente em abril de 1976. 

O argumento para a interrupção foi a crise mundial do papel. De fato, o pano de fundo foi muito grave e envolveu a crise do petróleo. Em retaliação pelo apoio dado pelos Estados Unidos a Israel na Guerra do Yom Kippur (1973) os países árabes produtores do petróleo (OPEP) aumentaram o preço dos barris em mais de 400%. O aumento dos preços gerou desabastecimento e redução do crescimento econômico, inclusive uma forte crise econômica no Brasil. Foi o encerramento do milagre econômico brasileiro. O petróleo desencadeou dificuldades de produção em diversos ramos, inclusive, na indústria de celulose e no aumento considerável dos preços desta matéria-prima para a fabricação de papel.    

A revista "Reis do Faroeste" de novembro de 1973 deixou um registro em sua página 34 deste momento histórico que impactou grande parte do planeta: "Este, leitores, é o último número desta revista. A crise mundial de papel não nos permite continuá-la".    

http://guiaebal.com/reisdofaroeste00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário