Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

TEATRO SETE DE SETEMBRO - 1859

Em fevereiro de 1859 o Teatro Sete de Setembro recebeu dois destacados artistas:a vocalista Mlle. Clariosa Cailly da Academia de Música de Paris acompanhada pelo pianista Oscar Pfeiffer. 
http://revista.brasil-europa.eu/154/Oscar_Pfeiffer_files/droppedImage-filtered_5.jpg

Obtive algumas informações sobre o pianista austríaco o qual viajou para o Rio de Janeiro em 1858 se apresentando no Teatro Lírico Fluminense e no Paço Imperial (por convite de D. Pedro II). 
Da capital do Império Brasileiro rumou para Montevidéo e Buenos Aires. Descobrimos pela matéria do jornal que ocorreu uma escala no Porto do Rio Grande. Muitos artistas que se apresentaram em Rio Grande faziam a rota do Rio de Janeiro para o Rio da Prata. No meio do caminho havia um Porto junto a Barra do Rio Grande. Para felicidade dos frequentadores, muitas vezes ocorria o desembarque na cidade e os administradores do Sete de Setembro negociavam a apresentação ou previamente já havia mantido contato (correspondência enviada por navio que partisse para a Corte).  

Nos anos seguintes, a fama de Pfeiffer se projetou e ele hoje é lembrado como um dos primeiros "pianistas modernos".  
  
Se tivéssemos um arrolamento de todos os artistas que se apresentaram em Rio Grande certamente teríamos muitas surpresas.  


Jornal Rio Grande, 20 de fevereiro de 1954. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário