Em fevereiro de 1859 o Teatro Sete de Setembro recebeu dois destacados artistas:a vocalista Mlle. Clariosa Cailly da Academia de Música de Paris acompanhada pelo pianista Oscar Pfeiffer.
Obtive algumas informações sobre o pianista austríaco o qual viajou para o Rio de Janeiro em 1858 se apresentando no Teatro Lírico Fluminense e no Paço Imperial (por convite de D. Pedro II).
Da capital do Império Brasileiro rumou para Montevidéo e Buenos Aires. Descobrimos pela matéria do jornal que ocorreu uma escala no Porto do Rio Grande. Muitos artistas que se apresentaram em Rio Grande faziam a rota do Rio de Janeiro para o Rio da Prata. No meio do caminho havia um Porto junto a Barra do Rio Grande. Para felicidade dos frequentadores, muitas vezes ocorria o desembarque na cidade e os administradores do Sete de Setembro negociavam a apresentação ou previamente já havia mantido contato (correspondência enviada por navio que partisse para a Corte).
Nos anos seguintes, a fama de Pfeiffer se projetou e ele hoje é lembrado como um dos primeiros "pianistas modernos".
Se tivéssemos um arrolamento de todos os artistas que se apresentaram em Rio Grande certamente teríamos muitas surpresas.
![]() |
Jornal Rio Grande, 20 de fevereiro de 1954. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário