Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sábado, 24 de outubro de 2020

DETALHES DE UM RETRATO

Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. 

 

Em 16 de julho de 1865 quando da chegada de D. Pedro II a Rio Grande, cerca de 6.000 pessoas se aglomeraram junto ao Cais da Boa Vista (atual Riachuelo) para receber o Imperador. 

Esta fotografia mostra alguns detalhes dos participantes no momento do desembarque de D. Pedro II. O local é o Cais da Boa Vista (atual esquina das Ruas Benjamin Constant com Riachuelo). A fotografia mostra a linha de prédios entre a esquina da Rua Benjamin Constant com Riachuelo em direção a Rua Ewbank. 

Vejamos alguns detalhes: 

Receber com música era fundamental. A banda não podia faltar numa solenidade em que Rio Grande passa a ser a capital do Brasil durante a permanência do Imperador. 


As sacadas com adornos de ferro estavam lotadas, especialmente de mulheres com seus chapéus parisienses. 

Lampião a óleo que iluminava o entorno do Cais da Boa Vista. 


Colocaram ordem na bagunça dos barris que ficavam jogados em frente as casas comerciais (visíveis em fotografias). Possivelmente, não havia espaço no interior destes comércios para colocá-los. O resultado foi um "feio arrumadinho".

Carruagem era um veículo essencial para o transporte de visitantes e autoridades. Andar a cavalo não era para todos, especialmente, aqueles vindos do Rio de Janeiro. 


Este bote é o centro das atenções! Marinheiros estão trazendo o Imperador e parte de sua comitiva. Não é uma visita festiva mas no contexto da Guerra com o Paraguai. A fronteira Oeste do Rio Grande do Sul havia sido invadida e D. Pedro estava se deslocando para acompanhar o cerco de Uruguaiana. A tensão na cidade era uma realidade: algumas horas antes um grupo de militares da guarda pessoal do Imperador desembarcou e causou um tumulto e correria: as fardas não foram reconhecidas e se imaginou que os paraguaios haviam invadido Rio Grande!




Devido a centralidade da posição em que está sentado no bote, trabalho com a hipótese de que D. Pedro II é o personagem fotografado de frente. 
Dias depois, ele fez uma fotografia em Porto Alegre no Estúdio Luiz Terragno e se percebe a semelhança, conforme fotografia abaixo:





Nenhum comentário:

Postar um comentário