Hermann Wendroth. Porto Alegre vista do Hospital. Acervo: Autor. |
Hermann Wendroth pintou esta aquarela em 1852.
Observa-se, de uma janela do Hospital da Santa Casa de Porto Alegre uma parte da área central tendo por limite o prédio da Igreja Matriz (à direita), a Chácara da Baronesa (com o casarão construído em 1826 se destacando em meio ao vazio nas margens do Guaíba) e parte da zona sul (à esquerda). Também à esquerda está o Morro de Santa Teresa.
A cena reproduzida pelo pintor alemão é instigante para observar a arquitetura colonial. Entre as residências, uma característica estrutural é a casa-em-fita, quando a parede divisória é compartilhada com a casa vizinha, as chamadas “casa de porta e janela”.
Nas paisagens de Wendroth (as que remetem ao estilo arquitetônico) se observa alguns prédios que possuem dimensões ou elementos mais avantajados. O poder aquisitivo poderia levar a ampliar as dimensões da residência/comércio em terrenos maiores. Além disso, o período Imperial trouxe novas modalidades arquitetônicas que irão, futuramente, suplantar o estilo colonial português, mas, em meados do século XIX esta transformação ainda ocorreu e o casario colonial se mantém consolidado na cidade até o final do século XIX.
Nenhum comentário:
Postar um comentário