Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

BANANAS

Hermann Wendroth, 1852. Acervo: Autor. 

     Estas bananas foram desenhadas no Rio Grande do Sul no ano de 1852. É uma das frutas que compõe as aquarelas do pintor alemão Hermann Wendroth quando de sua permanência na Província. 
Para quem desconhecia, já havia plantação por aqui. E parafraseando Carmem Miranda, "yes, nós temos banana". As "musas" já estavam aqui!

Bananas (Musa spp), família Musaceae. O cultivo de bananas pelo Homem teve início no sudeste da Ásia. Existem ainda muitas espécies de banana selvagem na Nova Guiné, na Malásia, Indonésia e Filipinas, com atividade de coleta nos últimos 5 a 8 mil anos. Esta região é o centro difusor das espécies de bananas. 

Nos séculos XV e XVI, colonizadores portugueses começaram a plantação sistemática de bananais nas ilhas atlânticas, no Brasil e na costa ocidental africana. Mas elas permaneceram desconhecidas, por muito tempo, da maior parte da população europeia. Por isso, Júlio Verne, na obra "A volta ao mundo em oitenta dias" (1872), descreve-a detalhadamente, devido a ser desconhecida dos seus leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário