Esta fotografia traz várias informações sociais e urbanas da cidade do Rio Grande.
Inicialmente, o local retratado é a atual Praça das Forças Armadas, na esquina da Rua 24 de Maio com a Rua Senador Correa. A Praça não recebeu aformoseamentos e se observa a areia sobrepujando a parca grama.
A cerca onde um homem está encostado, deve estar delimitando a área pública e a área restrita ao Quartel. O ano que transcorre a cena é por volta de 1915.
Vejamos alguns detalhes:
|
Atual Praça das Forças Armadas. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. |
Muitas pessoas estão esperando a saída de três bondes urbanos puxados por burros. Possivelmente, não é um deslocamento diário e sim alguma festividade, velório ou evento. A lotação será máxima e ainda faltará lugar. O Shrek ficaria indignado com a sobrecarga que está sendo imposta ao burro.
Na esquina há um grande prédio que foi dividido para atividades comerciais. Neste momento estão atuando no local "A Flor da Alegria" e "A Boca do Lobo".
O portentoso casarão da esquina era ligado a Fábrica Ítalo-Brasileira (Fábrica Nova) e foi mandado edificar por um de seus proprietários/diretores. Desconheço a história da construção deste prédio, mas, é chamado em várias fontes como o "Palacete dos Pernigotti".
Lamentável este prédio ter sido demolido! Hoje a área é parte do estacionamento de um supermercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário