Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

MUITAS REFLEXÕES NUMA FOTOGRAFIA - RESPOSTA

Vamos responder algumas das questões propostas:

Datação aproximada: 1915-1920. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. 

 

     Onde se localizava este prédio? Na esquina das Ruas Marechal Floriano com Benjamin Constant. Neste prédio funcionou um setor da Charutos Poock. A Rua Marechal Floriano é onde estão os trilhos do bonde. 



Ele já foi demolido? Foi demolido para construção de um edifício de apartamentos e no térreo, está instalado um banco.


     
     Já havia telefone na cidade? Sim, como se observa no poste com as linhas telefônicas. 

 

   Já havia luz elétrica? Sim, além da fiação há um transformador no poste (que lembra filme de Frankenstein). Só falta aparecer o Dr. Victor e gritar para o Igor: "liga a chave"!



        O que é aquele objeto que sai do poste? Uma horrorosa (juízo de valor) luminária elétrica. Ou, parte do filme: como estragar a estética urbana... 


  
      A fachada do prédio da direita está sendo sustentada pelo boné do menino? O "superboy papareia" é apenas uma ilusão trazida pelo ângulo em que o menino estava quando a fotografia foi realizada. Ou não... Neste caso, a explicação foge da alçada deste blog e devemos consultar o clã dos X-Men.  



        Mesmo que em clima lúdico, fizemos uma análise de alguns elementos presentes na fotografia. Uma imagem é um discurso latente que propicia interpretações. Prédios e suas arquiteturas, pavimentos, elementos técnicos da paisagem, roupas e acessórios, cabelos e maquiagem etc, são falas congeladas de um tempo passado que pode ser revivido na construção discursiva e em suas possibilidades de desvelamento e reinterpretação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário