Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

LIVRO ILHA DOS MARINHEIROS

 

Design: Marcelo França de Oliveira (Editora Guaíba, 2020). 



Um dos temas que mais aprecio pesquisar sobre Rio Grande é a Ilha dos Marinheiros. 

Especialmente por ela ser um objeto que se pode visitar e a partir da experiência visual e tátil, refletir sobre os processos históricos ali ocorridos. Ou simplesmente deleitar...

A Ilha dos Marinheiros é um espaço muito especial, pois, ela está muito perto e ao mesmo tempo muito longe da cidade.
Ela guarda uma aura de distância cultural onde algumas temporalidades ainda estão no passado. 

São resquícios da cultura portuguesa aplicada as práticas agrícolas e a gastronomia; a cultura lagunar dos pescadores da Lagoa dos Patos está ali presente; a fauna e a flora é parcialmente visível ao percorrer a estrada da Ilha que permite uma turnê por toda sua extensão; observar as dunas eternas que adentram o interior da Ilha é como se o deserto do Saara estivesse tendo início. 

O fato é que estas impressões de se estar diante de um espaço físico e cultural diferenciado tem uma longa trajetória histórica. Desde os primeiros registros escritos e cartográficos feitos a partir de 1737  e se estendendo até o presente.
 
Este livro promoveu um arrolamento parcial de registros documentais e fotográficos das visões da Ilha dos Marinheiros em diferentes autores e temporalidades. Num segundo livro, já pronto, será arrolada a produção cartográfica da Ilha. 

Este trabalho está sendo publicado pela Editora Guaíba (Porto Alegre). O projeto gráfico, diagramação e capa foi realizado pelo editor Marcelo França de Oliveira. 
O trabalho de Marcelo, Doutor em História da Literatura em nosso Programa de Pós-Graduação em Letras da FURG, é sempre magistral. Ele também é o editor da Casaletras (Porto Alegre), e tem aprimorado cada vez a sua qualificação na editoração de livros e outros formatos gráficos. 

Portanto, agradeço que a Ilha dos Marinheiros exista para ser contemplada, curtida e ser fonte de inspiração para escrever. E também agradeço ao Marcelo por ter feito este trabalho visualmente primoroso que valoriza a nossa Ilha dos Marinheiros e traz ao conhecimento estes múltiplos valores culturais, paisagísticos, ecológicos e históricos que precisamos conhecer, divulgar e valorizar em Rio Grande. 

*Em breve o livro estará disponível aqui no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário