A Biblioteca Rio-Grandense conquistou o seu espaço para a produção intelectual em endereço eletrônico! É o surgimento das "Edições Biblioteca Rio-Grandense".
Duas coleções que estão saindo com o seu selo em parceria com outras instituições já estão disponíveis para consulta: a Coleção Rio-Grandense e a Coleção Documentos. Cinquenta e nove livros já estão disponíveis para leitura e a produção continuará crescendo...
Os esforços do professor Francisco das Neves Alves em estabelecer convênios e estimular a produção historiográfica e o belíssimo design realizado pelo diagramador Marcelo França de Oliveira contribuíram para a construção/efetivação deste espaço que está sendo socializado.
Conforme resenha na página da "Edições Biblioteca Rio-Grandense", a "Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização e a Biblioteca Rio-Grandense reuniram esforços para editar a Coleção Rio-Grandense. Mais meridional unidade político-administrativa brasileira, o Rio Grande do Sul, tem uma formação prenhe em peculiaridades em relação às demais regiões do Brasil, estabelecendo-se uma sociedade original em vários de seus fundamentos. Da época colonial à contemporaneidade, a terra e a gente sul-rio-grandense foram edificadas a partir da indelével posição fronteiriça, resultando em verdadeira amálgama entre os condicionantes luso-brasileiros e platinos. A Coleção Rio-Grandense tem por intento fundamental a divulgação da produção intelectual acerca de variadas temáticas versando sobre o Rio Grande do Sul, com preferência para as abordagens de natureza cultural, histórica e literária".
Em relação a Coleção Documentos esta tem por "intento trazer ao público fontes manuscritas ou impressas, e ainda bibliográficas cujas edições estejam esgotadas ou se encontrem em difícil acesso. Seu fulcro são os documentos voltados à cultura em geral e, especificamente, aos fundamentos históricos e literários, com especial atenção às temáticas de cunho luso-brasileiro. Por meio desta Coleção, o CLEPUL e a Biblioteca Rio-Grandense unem forças para disponibilizar na rede mundial uma série de documentos que poderão fomentar pesquisas e/ou estimular a leitura de textos originais".
Nenhum comentário:
Postar um comentário