Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

terça-feira, 7 de julho de 2020

O ÁS DA AVIAÇÃO

Este cartão-postal datada de Berlim no dia 1 de novembro de 1913 remete aos primórdios da aviação quando voar ainda era um desafio ou quase a busca do suicídio.    

A. Pégoud. Photo. Ernest Ehrlenholtz, Berlim, 1913. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. 

O suicida (digo, aviador) ostentava um farto bigode e pousava orgulhoso para a fotografia que o eternizou como um dos valorosos desbravadores do ar.   

No caso deste piloto, sua história é muito interessante. 
Seu nome é Adolphe Célestin Pégoud um aviador francês e instrutor de voo que foi o "primeiro ás de caça na Primeira Guerra Mundial". Sua habilidade em fazer manobras com aviões o levou a ser convidado pelo Czar da Rússia para treinar seus pilotos. Treinou outras nacionalidades e também pilotos alemães. 

O detalhe é que a Guerra teve início em 1914 colocando frente à frente a França e a Alemanha. Pégoud se tornou piloto de avião francês e abateu seis aviões alemães entre fevereiro e julho de 1915. Em 31 de agosto, ele foi abatido e morto pelo avião de "um dos estudantes alemães que ele havia treinado antes da Guerra!". O aplicado estudante alemão foi abatido duas semanas depois e o piloto francês que o matou recebeu o título de "Le Vengeur de Pégoud". 

Em tempos de paz ou de guerra a aviação era uma atividade muito perigosa. Pégoud faleceu com 26 anos de idade.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário