Antes de obter fama em Porto Alegre, o fotógrafo italiano Luis Terragno (1831-1891) iniciou a sua atuação profissional, com apenas 19 anos, pela cidade do Rio Grande (em 1850) e no ano seguinte, partiu para Pelotas. Retornou a Rio Grande em 1853, permanecendo entre agosto e novembro, seguindo para se fixar na capital da Província do Rio Grande de São Pedro.
Auto-retrato de Luis Terragno no final da década de 1860. https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a1/Luigi_Terragno.jpg |
Além de dominar várias técnicas fotográficas, ele realizou estudos de química fotográfica e experimentações com substâncias fixadoras. Um dos resultados foi o desenvolvimento do "sulfomandiocato de ferro", um ácido extraído do sumo da mandioca que tinha a finalidade de ser um fixador fotográfico. Certamente, teria enriquecido se desenvolve-se o "sagumandiocatoflacidus",* ou seja, um sagu que ficasse mole com um breve cozimento de 5 minutos.
A fama alcançada como fotógrafo não significou ter enriquecido, pelo contrário: Terragno morreu na pobreza e nenhum dos seus quatro filhos quis dar continuidade a arte fotográfica do pai.
*Peço desculpas ao Terragno pela irreverência. Mas, pela pose com o bigode, acredito que ele devia ser compreensivo com o lúdico e talvez exercitasse a máxima: "da necessidade de rir - comedidamente - mesmo perante o infortúnio".
Nenhum comentário:
Postar um comentário