Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

domingo, 12 de abril de 2020

UM CALHAMBEQUE

Acervo: Museu da Cidade do Rio Grande. 
          Vamos identificar a fotografia?

      Para quem ainda não se localizou há um ponto de referência que facilita o reconhecimento da rua: a torre da Igreja do Salvador que fica na esquina da Rua General Vitorino com a rua que está em destaque: a General Neto. 

     Uma constatação que salta os olhos é que a possibilidade de um fotógrafo ser atrepalado ficando no meio da rua para obter o flagrante era baixo: o trânsito de automóveis "parece um pouco lento...". Atualmente, no mesmo trecho, um fotógrafo ou um pedestre não sobreviveria mais do que alguns segundos se ficasse parado no meio da rua...

No fim da Rua General Neto se destacada uma grande chaminé: a Fábrica Ítalo-Brasileira ou Fábrica Nova. 

Observa-se, algumas quadras adiante, que a Rua General Neto está com obras de pavimentação. Conheço uma fotografia, datada de 1930, com obras de calçamento no trecho próximo da esquina com a Rua Senador Corrêa  Portanto, o que nos possibilita (entre outras variáveis)  propor uma datação hipotética da fotografia por volta do final dos anos 1920.  

Fica difícil não falar neste calhambeque despojadamente parado na face da rua que dá para a Praça Tamandaré. Comparei o seu modelo com algumas dezenas de automóveis da década de 1920 e lanço uma hipótese de trabalho: estamos diante de um dos modelos do poderoso Ford T, carro produzido nas linhas de montagem de John Ford entre 1908 e 1927. 

Arrisco, fechando os olhos e mentalizando, que a cor do carro é o preto (ficou fácil o chute pois entre 1915 e 1925 todos eram pintados de preto para baixar os custos).

 O Ford T, entre todos os modelos lançados, teve uma produção de mais de 15 milhões de unidades. Possivelmente, estamos diante do modelo Runabout, conforme anúncios da Ford do ano de  1924 e 1925 e que inclusive divulgam o preço do automóvel: U$$ 260. Um trabalhador americano ganhava em média U$$ 1.300 ao ano e se oferecia o carro com parcelas de 5 dólares. 

        No fim das contas a pose do calhambeque na rua foi muito útil para buscar a sua identificação. 


1924 Ford Model T brochure (National Automotive History Collection) https://www.motorcities.org/images/SOTW_7.31.2019/RESIZED_1924_Ford_Model_T_brochure_NAHC_1.jpg

1925 Ford Model T brochure (National Automotive History Collection). https://www.motorcities.org/images/SOTW_7.31.2019/RESIZED_1925_Ford_Model_T_5_dollar_plan_NAHC_2.jpg

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