Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

quarta-feira, 1 de abril de 2020

RETOMADA LUSO-BRASILEIRA - 244 ANOS

Plano del Río Grande de San Pedro. España. Ministerio de Defensa. Instituto de Historia y Cultura Militar. Archivo General Militar de Madrid, 1776.  

       Hoje, há 244 anos ocorreu a retomada luso-brasileira da Vila do Rio Grande de São Pedro que estava sob o controle militar espanhol desde 1763. 
     O ataque decisivo a Rio Grande ocorreu no dia 1º de abril, às três horas da madrugada. Para dispersar a atenção dos espanhóis, o dia anterior, 31 de março, foi de intensos festejos em comemoração ao aniversário da Rainha de Portugal. Os espanhóis, sempre observando os movimentos portugueses a partir de suas fortificações na margem sul da Barra do Rio Grande, imaginavam os militares fora de combate pelo possível álcool consumido nos festejos. Numa ação conjunta de forças do Exército do Sul e da Esquadra Naval (12 navios), um ataque foi desfechado por dezenas de pequenas embarcações (jangadas) que enviavam o que hoje chamaríamos de "fuzileiros navais" para o desembarque. À resistência dos fortes da Barra, Mosquito e Trindade ocasionaram várias baixas luso-brasileiras, numa operação militar que finalizou após trinta horas. As tropas espanholas retiraram-se para o forte do Arroio (imediações do Arroio Martins) e depois para o forte de Santa Teresa (atual Uruguai). 

      Retomar a Barra do Rio Grande foi decisivo para garantir a presença e o povoamento português no Rio Grande do Sul. Se neste dia a retomada tivesse fracassado a história Rio-grandense poderia ter sido muito diferente do que hoje conhecemos.

Um comentário:

  1. Professor Torres de a muitos anos acompamho suas matérias sobre Rio Grande, tenho vários recortes do jornal Agora sobre histórias de R Grande que semanalmente eram publicadas. Lendo o artigo acima sobre os espanhóis, lembrei que tenho dois livros publicados pela Marinha do Brasil - História Naval Brasileira Vol 1 e 2 - onde no vol. 2 traz uma capítulo sobre este acontecimento. Caso o Sr. tenha interesse em pesquisá-los os ponho a sua disposição.

    Alfredo Rodrigues afrtrem@gmail.com

    ResponderExcluir