Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

segunda-feira, 27 de abril de 2020

O HOMEM DE 131 ANOS

        Informes curtos de ocorrências da semana eram publicadas no jornal Bisturi. Na edição de 16 de fevereiro, por vezes, a informação se mistura com o jocoso. 

          O personagem Zé Povinho é muito utilizado como sendo o cidadão comum que observa a bandalheira em sua volta, especialmente num momento de crise política vivida pelo Rio Grande do Sul nos primeiros anos da instalação da República. Havia uma forte disputa pelo poder e o Zé Povinho concluiu que não eram os liberais, os conservadores ou os republicanos que governavam o RS, pois quem estava no poder era a "Fatalidade". 

         O falecimento de um ancião na Torotama chamou a atenção: ele teria 131 anos de idade! Se era natural de Rio Grande, o seu nascimento foi em 1759, pouco antes da invasão espanhola. Será?

        Uma companhia espanhola de zarzuelas chegou a Rio Grande. A existência do Porto era o atrativo para a vinda de tantos grupos de artistas de vários países e também de brasileiros. Esclarecendo: a zarzuela é um gênero lírico-dramático espanhol cuja apresentação é composta por cenas cantadas, faladas e com danças. 

Bisturi, 16-02-1890. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário