Os cinéfilos com certeza descobriram as duas preciosas películas que estavam passando no Cine Carlos Gomes.
Cine-Teatro Carlos Gomes. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. |
Vamos para as respostas ampliadas por comentários:
1)Quais são os títulos dos filmes? "Ana do Brooklyn" e "O Príncipe e a Parisiense".
"Ana do Brooklyn" (Anna di Brooklyn) é uma comédia que estreou na Itália em 19 de abril de 1958. Dirigido por Vittorio de Sica e estrelado Gina Lollobrigida.
"O Príncipe e a Parisiense" (título em Portugal que foi utilizado em Rio Grande), "Uma Parisiense" (Brasil) e "Une Parisienne" (original na França) é uma comédia que estreou em Paris em dezembro de 1957. O filme estrelado por Brigitte Bardot, Charles Boyer e Henri Vidal.
https://m.media-amazon.com/images/jpg |
2)Em que ano foram lançados? 1958 e 1957, respectivamente.
3)Qual a provável data desta fotografia? 1958.
Mas nem tudo é perfeito no campo da pesquisa histórica... Na fotografia está uma datação que nos leva um ano para frente no ajuste do tempo do "Delorean Time Machine" (De Volta para o Futuro).
. Cine-Teatro Carlos Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. |
Não foi pegadinha com vocês, pois, a fotografia que pesquisei não tinha a anotação com a datação (encontrei posteriormente). A datação de 12 de junho de 1959 corresponde a data da fotografia? Significa que os dois filmes não acompanharam a estréia mundial mas foram projetados um ano a um ano em meio após os lançamentos?
Como resolver o problema? Pesquisa histórica em jornais seria essencial. O registro de muitos eventos diários ficam preservados nos jornais. É o caso da programação de cinema que pode ser averiguada em mais de um periódico deste período.
Não tenho a resposta neste momento, mas, a dúvida pode ser esclarecida no acervo da Biblioteca Rio-Grandense!
É muito "divertido" investigar a data de algum acontecimento, como é o caso de um filme em cartaz. Pois, é o princípio do procedimento científico: uma problemática de identificação da data de uma fotografia conduz a busca de fontes que garanta a precisão. O próximo passo é ampliar as perguntas sobre o filme e suas características (buscar fontes sobre o assunto), sobre a sala de Cinema em que foi projetado, sobre a recepção da linguagem cinematográfica naquela cidade. Que segmentos sociais frequentam as salas de cinema e qual o perfil sócio-econômico da cidade. A cada resposta surgem novas perguntas para serem desveladas, exigindo apoio bibliográfico para orientar a caminhada.
Tudo pode nascer com um problema que parece irrelevante, como uma data, desdobrando-se em processos investigativos cada vez mais complexos os quais, invisivelmente, cada comunidade está inserida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário