Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. |
A manchete do jornal Rio Grande é entusiasmada: "Vibrou o Pampa na chegada dos Campeões da garra" (Rio Grande, 28-03-1956). O time do Brasil representado por jogadores do Rio Grande do Sul conquistou o Bi-Campeonato Pan-Americano de Futebol realizado na Cidade do México.
O time era desacreditado pelas outras seleções e no eixo Rio-São Paulo e conquistou o título invicto. Grandes comemorações ocorreram em Porto Alegre "na maior consagração já oferecida a uma equipe esportiva, em toda a história do futebol no Rio Grande do Sul".
Time do Bi-Campeonato. Chinesinho, sentado, é o segundo da direita para a esquerda. https://i.pinimg.com/originals/53/64/5d/53645deda8f850018eb43a099c44131c.jpg |
O jogador natural do Rio Grande e que se lançou jogando no time do Rio-grandense, Chinesinho, dedicou a vitória a sua cidade natal, aos amigos e a todos os rio-grandinos. No Pan-Americano ele fez quatro gols.
Chinesinho será abordado em futura postagem, pois, foi um futebolistas nascido em Rio Grande que se destacou no cenário nacional e internacional.
São os velhos tempos da garra e dos salários restritos. A fábrica de milionários ainda era um horizonte muito distante no futebol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário