Porto do Rio Grande em 1908

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sábado, 25 de abril de 2020

A FEALDADE ENCOBERTA PELA BELEZA



   Este anúncio foi publicado no Almanaque Comercial Ilustrado Rio-grandense editado em Porto Alegre no ano de 1914.

     Fábrica Alliança (grande manufatura de fumos e cigarros) de Manoel José de Araújo & Cia. Desconheço maiores informações sobre esta empresa que tinha um agente depositário em Porto Alegre.

Detalhe dos produtos da Fábrica Alliança. 
     Anúncio foi impresso em seleção de cores com arte sofisticada evidenciando um investimento consistente por parte da empresa. 
O uso erotizado das mulheres associadas ao tabagismo foi um recurso muito usado nas propagandas.  
        A ênfase é vender a satisfação sentida pelo consumidor a partir dos sorrisos e na posição sensual de duas belas mulheres trajadas com vestuário no estilo belle époqueDos cigarros que as mulheres estão tragando sai a fumaça que forma a imagem de um carro com seus tripulantes devidamente trajados (transmitindo modernidade, sofisticação e arrojo) e um homem e uma mulher se beijando tendo a seus pés (num cenário que insinua um menage a trois) outra mulher em estado de êxtase. O consumo do fumo promete fornecer um verdadeiro "paraíso artificial..." ao seus consumidores.
A potência do carro é associada com a voluptuosidade do exercício sexual masculino. A erotização, a sensualidade e as expressões faciais e corporais indicam a satisfação feminina. Tudo está envolvido numa neblina ambiental e psíquica produzida pelo cigarro ou charuto.


       Os anúncios, desde os primórdios dos 1900, contribuíram para associar o tabagismo com a afirmação sexual e a satisfação pessoal. A nicotina e outros componentes viciantes garantiram a perpetuação do consumo. Conforme o Atlas do Tabaco, apresentado pela American Câncer Society em Dublin, durante a Conferência Global de Câncer em 2009, ao longo do século XX, 1 bilhão de pessoas morreram em decorrência de doenças provocadas pelo consumo de tabaco.

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