Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

segunda-feira, 30 de março de 2020

DEMÔNIOS - ALUÍSIO AZEVEDO/GUAZZELLI - HQ

Demônios em Quadrinhos. Aluísio de Azevedo por Guazzeli. São Paulo: Peirópolis, 2010, p. 56, 25x19cm.

        Resenha: "Neste novo título da coleção Clássicos em quadrinhos, o premiado quadrinista Eloar Guazzelli transpõe o conto Demônios, de Aluísio Azevedo, para o universo da HQ. Admirador do gênero fantástico desde adolescente, Guazzelli pinçou, na vasta obra de um autor célebre por sua produção naturalista, um conto fantástico de grande vigor – tanto que lhe rendeu também o reconhecimento como precursor da literatura fantástica no Brasil. Com Demônios em quadrinhos, Guazzelli realiza um belo trabalho de adaptação, dosando com extrema perícia os tons da terrível noite descrita por Aluísio, e mantendo, assim, o mistério de Demônios. Com seu estilo inconfundível, contribui para trazer à tona um texto pouco conhecido de um grande autor brasileiro".

      Tem HQs que te surpreendem! É o caso de Demônios que adapta magistralmente para os Quadrinhos uma precoce contribuição para o fantástico na literatura brasileira publicada pelo escritor naturalista Aluísio Azevedo (1857-1913). O conto Demônios foi publicado em 1893.  
      O traço de Guazzelli conduz o leitor pelo conto que se funda na alteração do ritmo natural das coisas cotidianas e pelo torpor e estranhamento da perda dos referenciais de segurança. 
Demônios em Quadrinhos. Editora Peirópolis, 2010. 

      O gaúcho de Vacaria Eloar Guazzelli explica o seu processo criativo no HQ Demônios: "Antes das tempestades, muito comuns próximo ao Lago Guaíba, tudo ficava em suspensão numa atmosfera carregada, extremamente tensa. Quando comecei a desenhar, foi pra essas noites que viajei em busca desse clima, e foi numa ambientação de sonho que procurei construir minha tradução. Deixei que a própria estrutura dos quadrinhos fosse contaminada pelo caos da narrativa e desenhei as páginas como se eu também fosse um solitário desenhista que despertou no meio da noite em um mundo morto, tendo pela frente somente o exercício do seu ofício, muitas horas antes de uma improvável aurora". 
     Para quem se interessa pela leitura do próprio conto Demônios e deseja conhecer a narrativa de Aluísio Azevedo, o conto está disponível para leitura no endereço: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário