Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

segunda-feira, 30 de março de 2020

A GUERRA DOS MUNDOS - HQ


"Ninguém teria acreditado, nos últimos anos do século 19, que a humanidade estava sendo observada da maneira mais invasiva e atenta por civilizações superiores (...). Através do infinito do espaço, porém, seres terríveis nos observavam com olhos invejosos, traçando planos para a conquista de nosso mundo" (A Guerra dos Mundos, Mythos, 2018).

            


A Guerra dos Mundos. H.G. Wells, Dobbs (roteiro), Vicente Cifuentes (ilustrações) Vattani (cores).
São Paulo: Mythos Editora, 2018, p. 116, 31,4 x 23,6 cm. 

A Guerra dos Mundos é um romance de ficção científica publicado em 1898 por de H. G. Wells (1866-1946). 

O roteiro se tornou um clássico readaptado em centenas de livros e filmes desde o lançamento do livro: vida inteligente em outros planetas poderão promover a aniquilação dos terráqueos. Inimigos reais, delírios do inconsciente ou a criação de inimigos ideológicos, passam a ser projetados como invasores de mentes e de corpos. Nesta versão de H. G. Wells eles são exterminadores de terráqueos sem maior profundidade psicológica ou artimanhas: matar para dominar o planeta. 

Em síntese: no final do século XIX, num observatório astronômico nos arredores de Londres, são observadas explosões na superfície de Marte. De fato, está ocorrendo o lançamento de foguetes para iniciar a invasão da Terra mas ninguém acredita no alerta do cientista (tema que se repetirá muito...). Ao caírem na Terra, serão confundidos com meteoritos mas de fatos são naves repletas de vorazes e inclementes marcianos com o seu "raio da morte" (o medo de uma tecnologia bélica superior). Os marcianos iniciam a matança e se locomovem em tripés metálicos (tripods) que lançam bombas e raios. Os ETs arrasam Londres e se expõem demasiadamente ao contato com os terráqueos (inclusive sugam o seu sangue numa sugestão de vampirismo). A tecnologia superior os torna insuperáveis mas, numa reflexão em tempos de pandemia de coronavírus, os marcianos acabam morrendo por serem atacados por bactérias (poderia ser vírus?) para a qual não tinham resistência. 

O enredo do livro rendeu uma espetacular dramatização em 30 de outubro de 1938, na rede de rádio CBS. Orson Welles foi tão realista na transmissão de uma invasão alienígena aos Estados Unidos que mais de um milhão de pessoas entraram em pânico acreditando ser verdadeira a novela que estava sendo encenada. O inconsciente de uma invasão alienígena havia sido testado com ampla vitória para os ETs. 
A Guerra dos Mundos, Mythos, 2018. 

A HQ A Guerra dos Mundos buscou fazer uma adaptação fiel ao romance de ficção. Sua qualidade gráfica deve ser elogiada assim como a coleção Gold Edition da Mythos Book. Capa dura, papel couche, formato grande e primoroso acabamento tornaram esta HQ uma referência em qualidade gráfica e de busca de fidelidade ao texto original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário