Acervo:http://guaipecapapareia.blogspot.com/ |
A fotografia tem a capacidade de preservar aquilo que as circunstâncias indicam terem existido mas que a imaginação tem dificuldade em captar e converter numa imagem palpável. Pois a imagem está acima...
No período em que não havia ponte rodoviária (apenas a ponte ferroviária inaugurada em 1884) como era feita a travessia do Canal São Gonçalo?
Entre o século XVIII e XIX há referência a "pelota" feita de couro e arrastada por um nadador enquanto o passageiro ia sentado em seu interior.
Mas como passar com um carro? Uma das maneiras foi registrada na fotografia da década de 1930: três canoas interligadas, o carro com as rodas amarradas e um remador "mui esforçado". É no mínimo assustador imaginar esta cena pois era real a chance do carro virar e levar todos para a profundeza do perigoso "Canal de São Gonçalo.
*Em tempo: era tão difícil ir de carro até Porto Alegre (pela ausência de pontes e estrada péssima) que até o final da década de 1950 se utilizava os navios de passageiros que faziam a linha da Lagoa dos Patos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário