Bisturi, 28-09-1890. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. |
O jornal caricato Bisturi na edição do dia 28 de setembro de 1890 publicou uma charge de "estranhos" banhistas que se deliciariam no banho de mar do veraneio de 1891 no Cassino.
Difícil imaginar que não foi surpreendente a recepção inicial dos banhos de mar com roupas "esquisitas" ou inclusive com o tórax masculino nu (como sugerido em outra charge do Bisturi do mês de março...). A exposição do corpo em época de cobertura quase total da epiderme deve ter sido no mínimo um fator de curiosidade.
Apesar do Bisturi dar todo o apoio ao projeto da Estação Balnear, nesta charge os banhistas são retratados como "ogros" que tomariam o seu único banho do ano, insinuando uma ausência de aceio por parte dos frequentadores. "Estamos em plena primavera! O tempo tem corrido calmo e delicioso. Vai-se aproximando a bela estação dos banhos na pitoresca estação balnear... tempo feliz em que a gente se lava por todo o ano".
Inclusive, o Guia dos Banhistas publicado pela administração da Estação Balnear foi lançado em novembro de 1890 orientando os banhistas para as regras a serem obedecidas nos banhos de mar. Possivelmente, a falta de decoro e da parcial nudez masculina foi disciplinada...
Nenhum comentário:
Postar um comentário