Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

AS PONTES DO BOLAXA I

Ponte em madeira do Arroio Bolaxa. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. 

       E o Arroio Bolaxa, como transpô-lo? Se cruzava o Arroio a nado, de canoa ou com um pulo olímpico? Historicamente, todas as modalidades devem ter sido usadas (com pouco sucesso para a última...). Mas a primeira certeza de uma passagem “edificada” foi à construção da ferrovia ligando o Rio Grande/Parque (junto ao Pórtico da Presidente Vargas) com o Balneário Cassino. Uma ponte com trilhos foi construída e inaugurada em janeiro de 1890. Com início do movimento de veículos a partir da década de 1910 o jeito foi construir (entre 1910-1915?) uma ponte de madeira (ao lado da ponte ferroviária) possibilitando a circulação “a seco” do trânsito até o balneário.
        Na fotografia está retratada uma ponte madeira (terá sido a primeira?) como hipótese de data para a fotografia é o final dos anos 1910.

Nenhum comentário:

Postar um comentário