Ponte em madeira do Arroio Bolaxa. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. |
E o Arroio Bolaxa, como transpô-lo? Se
cruzava o Arroio a nado, de canoa ou com um pulo olímpico? Historicamente,
todas as modalidades devem ter sido usadas (com pouco sucesso para a
última...). Mas a primeira certeza de uma passagem “edificada” foi à construção
da ferrovia ligando o Rio Grande/Parque (junto ao Pórtico da Presidente Vargas)
com o Balneário Cassino. Uma ponte com trilhos foi construída e inaugurada em
janeiro de 1890. Com início do movimento de veículos a partir da década de 1910
o jeito foi construir (entre 1910-1915?) uma ponte de madeira (ao lado da ponte ferroviária)
possibilitando a circulação “a seco” do trânsito até o balneário.
Na fotografia está retratada uma ponte
madeira (terá sido a primeira?) como hipótese de data para a fotografia é o final dos anos
1910.
Nenhum comentário:
Postar um comentário