Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sábado, 21 de dezembro de 2019

PONTIAC E O KINDER

Divulgação do conjunto para os colecionadores. Acompanhava kinder ovo. 

Pontiac. Kinder ovo. 

Pontiac. Miniatura em dourado. Kinder ovo.  

        Em 1994 os ovos kinder começaram a trazer miniaturas de metal com personagens que recuavam da História Antiga ao século XIX. Romanos, hunos, samurais, escoceses, cowboys, indígenas norte-americanos e vários outros circularam pelos ovos de chocolate que eram acompanhados do “regalo”. 

      A qualidade das miniaturas era considerável pelo custo final de quem comprava o “ovo”. Uma coleção relativamente “barata” (unidade por cerca de um dólar) que circulou pelos continentes e que hoje estão à venda desde a Austrália até a Alemanha, passando pela América do Sul e em especial pelo Brasil. 

      Entre estas coleções está a dos chefes indígenas, uma das mais almejadas pelos colecionadores. Busquei informações históricas se estes personagens retratados teriam alguma dimensão concreta de existência e constatei que sim. Não era apenas um metal fundido com determinado formato e sem historicidade, mas personagens que tiveram destaque entre os seus povos e no confronto com os colonizadores franceses, britânicos ou espanhóis.

Pontiac falando a chefes de várias tribos em 1763. https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3d/Pontiac_conspiracy.jpg


        No mesmo ano e mês (abril de 1763) em que os espanhóis ocupavam militarmente a Vila do Rio Grande de São Pedro, na América do Norte, região dos Grande Lagos, iniciava um levante indígena contra a presença britânica. Guerreiros de várias tribos se uniram para expulsar os colonos e soldados britânicos da região. O líder da tribo dos Ottawa Pontiac aparece discursando na imagem acima e teria sido o organizador da rebelião que se estendeu até 1766. Foram 3.500 guerreiros contra 3.000 soldados com a morte de mais de 200 guerreiros, 450 soldados e 2.000 colonos britânicos. Foi a primeira resistência multitribal para resistir ao avanço colonial. 

        O conflito recebeu o nome de Guerra de Pontiac ou Conspiração de Pontiac, sendo encerrada com um tratado de paz com uma linha de separação entre indígenas e colonos, criando uma imensa reserva indígena que ia dos Apalaches até o Rio Mississipi, da Flórida a Terra Nova. O reconhecimento de algumas demandas levou a assinatura da Carta de Direitos dos Índios. O resultado levou colonos a confrontarem com o governo britânico por se sentirem no direito de invadirem as terras indígenas o que foi um fator que levou a guerra de Independência dos Estados Unidos.
Pontiac segundo John Mix Stanley (século XIX). https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/a9/Pontiac_chief.png/800px-Pontiac_chief.png
         E fica a pergunta aos leitores: ovo kinder contribui para a divulgação da cultura histórica? Porém, teria deixado de ser apenas uma miniatura se não fosse a pesquisa histórica para identificar o personagem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário