Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

FOTOGRAFIA É UMA FONTE HISTÓRICA?

Enseada de Botafogo na lente de Marc Ferrez (1890) e de Márcia Foletto (2016). In: https://ogimg.infoglobo.com.br/in/19918409-909-230/FT1086A/652/xforomontagem-enseada-botafogo.jpg.pagespeed.ic.GTo5eUWeQq.jpg

Parto da premissa de que a fotografia é um documento histórico que remete a abordagens compatíveis a este objeto. 
Um documento escrito ou fotográfico não é o passado em si! É possível imaginar imagens a partir da leitura de um texto repleto de detalhes e de uma rica estrutura narrativa; também é possível fazer uma leitura gráfica e converter as imagens em textos escritos e em interpretações. Ambos documentos foram produzidos por personagens que se fundam na historicidade que é esta capacidade de dar sentido aos signos que buscam organizar a trajetória humana em sociedade. 
Os escritos ou as imagens são documentos históricos que necessitam a leitura de seus fundamentos para serem redimensionados frente às motivações psicossociais do presente mediadas pelo proceder científico. 
O proceder investigativo no presente fará uma releitura do passado representado nestes documentos e buscará desvelar a compreensão da definição de mundo que se desejou criar ou que se fez expressar. 
Uma releitura é uma recriação! Não é um ponto final na interpretação, mas, a abertura para que diferentes olhares e referenciais interpretem as imagens e produzam explicações.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário