A Fábrica Rheingantz foi criada no final de 1873 e foi instalada nas proximidades da esquina da Av. Silva Paes com a Barroso. Portanto, ao lado praça do monumento a Marcílio Dias (1939) local em que, desde meados de 1850, ficava a Cadeia Municipal até a sua desativação na década de 1920.
Em 1884 a Rheingantz começa a ser construída na atual Avenida Rheingantz que na época tinha apenas dois referenciais edificados naquela área: o cemitério (1855) e a Estação Ferroviária (inaugurada em dezembro de 1884). A Cidade Nova estava apenas nascendo e a Rheingantz será essencial neste processo de ocupação urbana do novo bairro. Até 1880, quando são demolidas, as trincheiras protegiam a "Cidade Antiga" que ficava no interior dos seus "muros" ficando tudo aquilo que estivesse além do atual canalete da Major Carlos Pinto como sendo a "Cidade Extra-Muros". A Rheingantz será o terceiro referencial da nova "cidade" que estava surgindo na década de 1880, que na planificação, era o bairro "Cidade Nova".
Nesta fotografia, homens, mulheres e crianças estão aglomerados nas imediações do portão que dava acesso a entrada lateral da empresa. A rua ainda não havia sido calçada. Hipoteticamente, a fotografia pode ser datada por volta de 1910-15. Acervo: Fototeca Municipal Ricardo Giovannini.
Nenhum comentário:
Postar um comentário