Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

RIO GRANDE NOS PRIMÓRDIOS DA REPÚBLICA

https://libsysdigi.library.illinois.edu/oca/Books2008-08/universalgeograp/universalgeograp19recl/universalgeograp19recl.pdf


           No livro "The Universal Geography"; by Élisée Reclus, Edited by A.H. Keane, Published by J.S. Virtue & Co., London, tomo XIX, está reproduzida esta imagem do centro da cidade do Rio Grande. 

O livro foi publicado em 1894 (Reclus esteve no Brasil em 1893) e parte do prédio da Alfândega e da rua Ewbank são visíveis. Algumas pessoas estão caminhando na Rua Marechal Floriano. 

        O detalhismo do traço impressiona e a imagem foi obtida de um prédio de três andares com um mirante "tradicional" na cidade. 

Conforme informação contida na edição em língua portuguesa de 1900 (livro Estados Unidos do Brasil: geografia, etnografia e estatística), o desenho da "vista geral do Rio Grande" foi feito por Taylor a partir de uma fotografia.

No canto esquerdo superior da imagem aparece a Igreja do Bomfim que foi inaugurada em dezembro de 1887. Portanto, estamos olhando para Rio Grande entre 1888 a 1893. Data hipotética de 1890. 

3 comentários:

  1. Boa Noite Professor! Nesta imagem de Rio Grande observamos no fundo à esquerda a IGREJA DO BOMFIM , onde me consta foi inaugurada em 1887; e aqui diz que o livro foi publicado em 1885. Tem alguma data errada na reportagem.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Fazio! Revisei o material e fiz uma nova postagem. Não fui na fonte primária e obtive a informação errada sobre a data de publicação do livro que foi 1894 e não 1885. Isto mudou muitas coisas. Agora fez sentido cronológico e do transcurso de eventos. Revisar é fundamental para ir lapidando as incongruências e aprofundando o diálogo com o objeto material que retrata um antigo tempo no passado. Consegui baixar o livro original que é a fonte primária em foco.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Professor Torres . Ah! Tem que mudar a data do Título da reportagem, para 1894 e não Rio Grande em 1885.

    ResponderExcluir