Comendador João Barbosa Coelho em 1869. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. |
Esta fotografia tirada a 150 anos preservou a imagem do maior mobilizador para a fundação do Gabinete de Leitura em 15 de agosto de 1846. Nascia a primeira biblioteca do Rio Grande do Sul que passaria a se chamar Biblioteca Rio-Grandense no ano de 1878.
O português Barbosa Coelho, nasceu em Lisboa em 1809 e faleceu na mesma cidade aos noventa anos de idade. Sua família, fugindo das consequências da invasão Napoleônica em Portugal e do conflito que se seguiu, vieram para o Brasil em 1828 residindo na Bahia e no Rio de Janeiro. Em 21 de outubro de 1845, Barbosa Coelho chega a cidade do Rio Grande para trabalhar como guarda-livros na casa comercial de Manuel Marques das Neves. A expectativa com o final da Revolução Farroupilha era de retomada das atividades econômicas que ficaram quase dez anos parcialmente estagnadas.
Em poucos meses, Barbosa Coelho conseguiu mobilizar outras vinte e cinco pessoas para criarem um espaço que propiciasse o desenvolvimento intelectual e o incentivo a formação escolar que era extremamente carente na Província: o Gabinete de Leitura.
É uma tradição nas reuniões da diretoria da Biblioteca Rio-Grandense fazer uma referência ao seu fundador, evocando o espírito de dedicação e combatividade que Barbosa Coelho deixou como legado para as gerações que o sucederam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário