Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

A ESTAÇÃO MARÍTIMA

A Estrada de Ferro Rio Grande-Bagé foi inaugurada em 1884. A última estação desta Estrada de Ferro foi inaugurada em 12 de julho de 1888: a Estação Marítima. Conforme informações reproduzidas do site http://www.estacoesferroviarias.com.br  era Marítima que saíam os trens que levavam ao ramal de Cassino, para o balneário na Vila Siqueira. Na estação de Junção, a linha se bifurcava, seguindo para Pelotas na principal e para o ramal, na outra. No início dos anos 2000 já estava em ruínas e atualmente nas restaram vestígios da edificação localizada no final da Rua Riachuelo (atual local em que os veículos aguardam para pegarem a balsa para São José do Norte).
          A Marítima era um último destino da Linha Cacequi-Marítima (1.117km). A linha foi construída em partes: pela Southern Brazilian Rio Grande do Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série de concessões anteriores, a Bagé-Marítima, em 1884. De Cacequi a São Gabriel, em meados de 1896 e de São Sebastião a Bagé, no final do mesmo ano, ambos pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana. Em 1900, a união São Sebastião-São Gabriel completaria o trecho Bagé-Rio Grande. Era uma linha de grande utilidade, pois transportava gado e charque para o porto do Rio Grande, apesar de, no final do século 19, ter baixo movimento por causa dos altos preços do frete, dos maus serviços e da interrupção do serviço dos trens pela Revolução Federalista. Os trens de passageiros partiam de Livramento, em outra linha, chegavam a Cacequi e dali até Bagé. Em Bagé, havia que se trocar de trem para chegar a Rio Grande. Uma série de variantes foi entregue entre 1968 e os anos 1980 - Pedras Altas, Três Estradas, Pedro Osório, Pelotas - que encurtaram e melhoraram seu traçado, eliminando diversas das estações originais. Até 1982 as linhas ainda transportavam passageiros, quando o serviço foi interrompido devido ao desabamento de uma ponte em Pedro Osório; uma nova linha foi construída logo depois. O transporte de passageiros retornou algum tempo depois, mas com trens mistos, que duraram até meados dos anos 1990.


Cartão-postal por volta de 1920. 


Linha Cacequi-Marítima (1940).

Cartão-postal da Marítima por volta de 1912. R. Strauch/Livraria Rio-Grandense.   

Marítima em primeiro plano à esquerda. Revista Tudo, 1935.

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