Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

GARRAFAS DE BRUXA

Na demolição de um pub em Watford, na Inglaterra, foi encontrada uma “garrafa de bruxa” do século XIX que tinha em seu interior dentes humanos, anzóis, pedaços de vidro e um líquido ainda desconhecido. A matéria foi publicada na “Revista Galileu” no endereço https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/Curiosidade/noticia/2019/11/garrafa-usada-como-protecao-contra-bruxas-e-encontrada-em-bar-na-inglaterra.html. Acesso em 05-11-2019.
As “garrafas de bruxa”, conforme revista do Instituto Smithsonian (já foram encontradas mais de cem unidades) recuam ao século XVII num período de grande preocupação com as bruxas na Europa.  O artefato era utilizado como proteção contra bruxas ou curar os já contaminados por feitiços. Conforme a matéria, um estudo de 2012 publicado no Archaeology Ireland explica que, à época, acreditava-se que a urina atraía as bruxas, que, quando entravam na garrafa ficavam presas pelos alfinetes.
A tradição nasceu na Inglaterra no início da Idade Moderna e migrou para os Estados Unidos com os colonizadores ingleses.

A matéria completa está disponível no endereço citado.
Garrafa de bruxa do século XVII encontrada em escavação na Inglaterra no ano de 2009.
In: National Geographic pulicado em 29/10/2009.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário