Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

BALNEÁRIO CASSINO


Cartão do Cassino por volta de 1905. Acervo: Museu da Cidade do Rio Grande. 
      A história do Balneário Cassino remonta ao século 19 e representou uma série de inovações administrativas, comportamentais e de infraestrutura no contexto das aspirações de elites provinciais em reproduzir os hábitos burgueses da Europa no extremo sul do Brasil. A proposta surge em 1885, associado à ligação deste balneário com a cidade do Rio Grande através de uma via férrea. Em 1884, Rio Grande passa a contar com o transporte urbano feito por bondes e neste mesmo ano é inaugurada a Estrada de Ferro Rio Grande-Bagé. Discussões a respeito da construção de um Porto para navios de maior tonelagem foram ampliadas nos anos posteriores até a construção dos Molhes da Barra e Porto Novo, inaugurados em 1915. Representantes da elite industrial e comercial da cidade projetaram a construção de um balneário planificado e fundado na concepção do banho de água salgada como um benefício para a saúde humana. 

      A prática dos banhos de mar na Europa firmou-se nos séculos 18 e 19, estando associado a uma concepção medicinal que considerava o banho marítimo como um remédio para problemas de saúde. Nesta concepção, a praia consistia num espaço a ser frequentado por elites em sintonia com os referenciais médico-terapêuticos europeus. Inspirados na fama dos balneários franceses de Dieppe, Deauville e Biarritz, precursores dos banhos de mar com finalidade medicinal, empresários locais arrojaram-se em busca do capital indispensável para a concretização do empreendimento. O projeto apresentado em 1885 pela Companhia Carris Urbanos, basicamente foi fundamentado na extensão da ferrovia da cidade até o futuro balneário, na construção de um hotel e numa linha telefônica. Um espaço planificado para o estabelecimento de um balneário marítimo representou uma inovação no Brasil. A inauguração oficial do Balneário deu-se com a abertura do tráfego ferroviário em 20 de janeiro de 1890 e com o transporte de passageiros no dia 26 do mesmo mês.

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