Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sábado, 5 de agosto de 2017

1884: OS CAMINHOS DE FERRO CHEGAM A RIO GRANDE

Segundo o pesquisador Allen Morrison que tem desenvolvido um minucioso estudo ligado ao transporte ferroviário, Rio Grande teve experiências com os bondes urbanos antes da inauguração da Linha Ferroviária ligando Rio Grande a Bagé. Eram os bondes que tiveram um longo convívio com a cidade por período de quase um século. Conforme Allen Morrison, o empresário Antônio Cândido Sequeira queria desenvolver meios de transporte na região e fundou a Companhia de Carris Urbanos do Rio Grande em 23 de maio de 1876. Esta iniciativa passou a ter impacto com a inauguração de uma linha de bondes puxados por mulas a partir de 2 de novembro de 1884. A linha fazia tinha início na Praça Xavier Ferreira e finalizava na Estação Central inaugurada também em 1884.
Com o crescimento do sistema de bondes, no ano de 1885, Sequeira formou uma empresa subsidiária a Companhia de Bonds Suburbanos da Mangueira, que construiu e operou uma linha de bonde a vapor ligando o Parque até a praia da Mangueira (também chamada de Costa do Mar, Costa da Mangueira, Vila Siqueira ou o atual Cassino). O termo bonds suburbanos foi usado devido a falta de autorização para operar os trens convencionais. Esta autorização chegou em 1888 e a linha foi inaugurada em janeiro de 1890. A primeira locomotiva foi denominada de Andorinha e foi construída pela empresa HK Porter Co. de Pittsburgh, EUA. A locomotiva número 2 foi chamada de Formiga e também é da Porter.  A linha que ligava Rio Grande a praia do Cassino passou ao controle da Railway em 1900. Os 800 metros finais que iam da imediação do Hotel Cassino até a praia era feita por um bonde puxado a cavalos.
Para além dos bondes puxados por tração animal ou trem a vapor, um salto tecnológico foi dado com os bondes movidos à eletricidade. Tivemos uma iniciativa empresarial francesa e uma tecnologia norte-americana neste processo. A Companhia Francesa do Porto do Rio Grande além de construir o Porto Novo, os Molhes da Barra e a remodelagem do Porto Velho, empenhou-se na estruturação de um sistema de bondes movidos à eletricidade. Este serviço foi implantado pela primeira vez no Brasil, no Rio de Janeiro em 1892. Em Rio Grande, o serviço teve início em 15 de novembro de 1912. A norte-americana Westinghouse fez a colocação dos trilhos e os carros de passageiros eram da Companhia JG Brill da Filadélfia. Uma das áreas principais cobertas pela Companhia Francesa era a área do Porto Novo, em especial, a Companhia norte-americana Swift onde chegaram a trabalhar até 2.000 operários, o maior número já empregado por uma empresa na cidade do Rio Grande. O grande investimento nesta modalidade de transporte, é compreensível pela condição da cidadão enquanto pólo industrial que empregava milhares de operários nos setores têxtil e de alimentação enlatada.
Com a encampação da Companhia Francesa pelo Estado do Rio  Grande do Sul, os bondes passam a propriedade da Viação e Iluminação Elétrica do Rio Grande, empresa que reconstruiu muitos bondes que eram abertos os tornando fechados. Em 1923, 30 bondes de passageiros eram administrados por esta empresa. Neste mesmo ano, foram adquiridas duas locomotivas elétricas da Siemens-Schuckertwerke de Berlim, com os números 1924 e 1925. Ainda é possível conhecer uma destas locomotivas, a 1924, pois ela se encontra na Praça Tamandaré. Uma visita ao site de Morrison (http://www.tramz.com/br/rg/rg.html) possibilita uma interessante viagem até os tempos dos caminhos de ferro urbano .   

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