Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

domingo, 13 de outubro de 2024

UMA CRUZ NO CÉU NOTURNO (1894)

 

https://memoria.bn.gov.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=829447&pagfis=1811
Almanak Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul para 1896. 

Em 23 de março de 1894, sexta-feira santa às 21 horas, foi observado por várias pessoas um fenômeno em Passo Fundo (Capão de São Xavier). 

Convido para a leitura do texto acima para podermos fazer uma reflexão. 

Fiquei com uma dúvida na frase: "brilhava a lua com todo o seu esplendor". No dia 23 de março de 1894, a lua estava passando de Fase Minguante para Lua Nova.  A Fase Minguante entrou em 21 de março, portanto, a Lua não poderia estar com "todo o seu esplendor" e sim, com reduzida reflexão da luz solar. Menos de 40% da face da lua teria refletido a luz solar em direção a Terra naquela data. 

A Lua Minguante nasce a meia-noite! Como havia passado dois dias da Lua Minguante, a Lua deve ter nascido no horizonte por volta de 2 horas da madrugada (retarda o nascimento uma hora por dia). Só poderia ser observada a partir das 2 horas ou 3 da madrugada, quando estaria numa posição visível no céu. Portanto, a Lua não estava visível às 9 horas da noite como relatado no texto. 

Em 1894, o Rio Grande do Sul vivia numa situação desesperadora frente a Guerra Civil entre Chimangos e Maragatos. Residências no campo ou na cidade eram invadidas e pessoas executadas com requintes de crueldade. Centenas de degolamentos ocorreram. Milhares de pessoas morreram neste conflito que só encerrou em 1895. 

Buscar nos céus um sinal de salvação faz todo o sentido "para fortificar a fé cristã" e esperar um milagre que encerrasse uma fase tão terrível. Ainda mais assistir um "fenômeno" na data da sexta-feira santa com todo o significado do sofrimento de Cristo que morreu na cruz. E no domingo de páscoa, ocorreu a ressureição.

 O desejo do milagre da cruz pode explicar este "fenômeno" no início do outono de 1894.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário