Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sábado, 1 de junho de 2024

ENFIM, O MÊS DE JUNHO

 

https://metsul.com/2024-05-31-clima-junho-chuva-temperatura-la-nina/

Depois deste mês de Maio "inesquecível" na forma mais pejorativa, fundamental é a expectativa do que nos aguarda em Junho. 

E a expectativa é "relativamente" boa em relação a uma pausa nos eventos extremos. Afinal, o nível da Lagoa dos Patos (além da Lagoa Mirim e do São Gonçalo) ainda precisará de vários dias ou semanas para baixar para uma cota segura. Junho poderia ajudar para a retomada na ocupação de áreas urbanas e rurais (processo ainda mais longo) ainda alagadas. Alguns passos na reconstrução da vida poderá ocorrer em parte do RS no mês que inicia. É o início (ou continuidade do que já tem sido feito) de um árduo caminho a ser trilhado. 

Conforme a Metsul Meteorologia o mês de Junho é um dos mais chuvosos do ano no Rio Grande do Sul, além de ser um mês invernal, em que as baixas temperaturas dão o tom. Porém, a previsão para o Junho de 2024 será de temperaturas acima da média histórica. Obviamente, os dias de frio ocorrerão, mas com menos frequência. 

O que a Metsul nos diz sobre os volumes de chuva:


"No Sul, o indicativo para o mês é de chuva abaixo da média na maioria das áreas, especialmente no Noroeste gaúcho, Oeste de Santa Catarina e parte do Paraná. No Rio Grande do Sul, a chuva fica perto da média ou acima das normais climatológicas no Sul e no Leste gaúcho ao passo que no Noroeste e no Norte do estado deve terminar o mês abaixo ou perto da média. Os maiores volumes de chuva na região Sul do Brasil devem ocorrer no mês de junho na segunda metade do mês, uma vez que a primeira quinzena deve ter chuva abaixo a muito abaixo da média histórica em grande parte da região, exceto pontos do Sul e do Leste do Rio Grande do Sul".

Quanto menos chuva na Bacia Hidrográfica do Atlântico, menor a vazão em direção ao Estuário da Lagoa dos Patos, o que reduz a chance de transbordamento em Pelotas, São José do Norte e Rio Grande. Chuva generalizada em altos volumes é o que provocou parte considerável da enchente em curso. 

A previsão é de chuva perto da média ou pouco acima das normais no Sul e Leste do RS. A média em Rio Grande é aproximadamente 105 mm. Ou seja, não teríamos tempo seco, mas, se distribuída ao longo de um mês esta chuva seria assimilável. 

A matéria completa com o detalhamento com modelos e mapas pode ser acessada em:  https://metsul.com/2024-05-31-clima-junho-chuva-temperatura-la-nina/

Nenhum comentário:

Postar um comentário