Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

quarta-feira, 19 de junho de 2024

BUDAPESTE EM 1896

 

https://www.flickr.com/photos/44841559@N03/6855728407/in/dateposted/

Série sobre "Cidades Europeias e Costumes Femininos" editados pela Liebig em alemão no ano de 1896. 

Uma mulher húngara observa de uma sacada a vista urbana de Budapeste a capital da Hungria. 

Budapeste foi fundada em 1873 com a fusão das cidades de Buda e Obuda na margem direita do rio Danúbio e da cidade de Peste na margem esquerda. 

No card, ao fundo está Peste uma cidade plana e planificada com a sobriedade da burguesia. Obuda, é a mais antiga que remonta aos celtas e a primeira dominação romana, está em primeiro plano e ligada a Buda numa topografia acidentada, ruas serpenteadas e palacetes da antiga aristocracia. Para além da diferenciação cultural e arquitetônica, toda esta área constitui a cidade de Budapeste com quase 1,8 milhões de habitantes.  

Sempre recordo desta passagem do romance Drácula de Bram Stoker publicado em 1897, portanto, contemporâneo da imagem do card.


Diário de Jonathan Harker (em notas taquigráficas)

 3 de maio, Bistritz — Saí de Munique às 20h35 do dia 1 de maio, chegando a Viena na manhã seguinte, bem cedo; deveria chegar às 6h46, mas o trem atrasou uma hora. Budapeste parece um lugar magnífico, a julgar pelo rápido vislumbre que as janelas do vagão me proporcionaram — e pela breve caminhada que consegui dar ao longo de suas ruas. Evitei me afastar muito da estação, pois tínhamos chegado tarde e devíamos partir assim que possível. Tive a impressão de que saíamos do Ocidente para entrar no Oriente: sobre o Danúbio — que, neste ponto, é de imponente largura e profundidade —, uma ponte esplendorosa, com a mais ocidental das aparências, conduziu-nos àquele outro mundo onde ainda pulsam as tradições do domínio turco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário