Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

domingo, 12 de maio de 2024

MAPA DAS ÁREAS DE RISCO EM PELOTAS - 11 DE MAIO

 

Reproduzo do jornal Diário Popular o Mapa de Risco de Enchentes em Pelotas. A atualização é do  sábado, 11 de maio de 2024, às 13h36min. Link para acesso a fonte original: https://diariopopular.com.br/geral/confira_o_mapa_interativo_das_areas_de_risco_em_pelotas.592494



A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) fez uma live nas redes sociais neste sábado (11) e divulgou a atualização do mapa das áreas de risco que devem ser evacuadas pela população. As áreas em vermelho não sofreram alterações. Já as áreas em laranja, especialmente a da região da Rodoviária e Vila Farroupilha, foram alteradas no mapa para cor vermelha, que identifica áreas de risco alto. A modificação é devido ao aumento dos níveis do canal São Gonçalo e Santa Bárbara. 

Paula afirmou que a enchente deve se acentuar entre a segunda e quarta-feira, no entanto a população deve deixar os locais imediatamente por precaução, mas com tranquilidade. Confira os mapas detalhados abaixo.

De acordo com o estudo realizado por engenheiros e técnicos do Sanep e da UFPel, devem deixar suas casas as populações das localidades do Laranjal, incluindo os balneários Valverde e Santo Antônio, Pontal da Barra, Marina Ilha Verde, entorno da Rua das Traíras, Vila da Palha, Charqueadas, Umuharama, Lagos de São Gonçalo, Parque Una, Fátima, Balsa, Navegantes, Farroupilha, Quadrado, Doquinhas, final da rua General Osório, início do Simões Lopes, próximo à saída para Rio Grande, além da Vila Farroupilha.

Áreas destacadas em laranja, como a Colina do Sol, devem ficar em alerta, sem risco de inundação iminente e não precisam sair de casa imediatamente.

Segundo ela, a inundação de 1941 chegou à Praça da Alfândega, estimada em 2,90m. A expectativa é de que “se repita a situação de 41 com um pouco mais de gravidade”. A estimativa é de 40 centímetros de elevação acima de 1941. Ela ressaltou que o dique de contenção dá uma segurança maior, embora não se saiba como ele vai resistir à enchente atual. “Estamos sendo conservadores nas orientações para que não haja riscos”.

Pede que os moradores deixem suas casas e procurem casas de parentes e amigos apenas com animais de estimação e roupas. “O maior patrimônio que a gente tem é a própria vida, o resto se recupera”.

Moradores que precisarem de auxílio devem entrar em contato com os números de emergência: 153 (Guarda Municipal), 193 (Bombeiros) e 190 (Brigada Militar).


Nenhum comentário:

Postar um comentário