Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

quarta-feira, 15 de maio de 2024

A CIDADE VISTA DO ALTO

Dia difícil para Rio Grande esta quarta-feira, 15 de maio de 2024. A Lagoa transbordou em vários pontos da orla e foi despejando grande volume de água pelas ruas, espaços públicos e tentando invadir residências. O Saco da Mangueira fez avanços inclementes em suas margens. 

Vista do alto de um prédio na Rua General Netto a perspectiva é da amplidão e de edificações, cuja sensação de sufocamento urbano é aliviada com o azul do Saco Mangueira. Porém, o problema está vindo daquela direção (entre outras). 

Assim como ocorreu em 1941, o Saco da Mangueira volta a provocar grandes transtornos. O diferencial é que o povoamento junto ao Saco da Mangueira era diminuto há 83 anos. No presente, o avanço dos conjuntos residenciais e edificações próximo às margens ou a realização de aterramentos para ocupar suas áreas alagadiças e de vegetação natural, acarretará num impacto considerável para milhares de pessoas. Somente entre o Lar Gaúcho, Navegantes e Linha do Parque são cerca de 14 mil pessoas que podem ser atingidas em diferentes níveis, por esta enchente.

Observemos algumas fotografias realizadas neste dia 15, o dia em que a régua junto ao CCMar indicou 68 centímetros acima do Cais. Esta é a marca até o momento neste evento da Grande Enchente de 2024.  


Porto Novo no ao fundo (canto direito). 




Vista parcial da Refinaria Ipiranga. Água cercando um posto de gasolina na esquina da Rua Senador Salgado Filho. 



Se observa as águas avançando pela Rua Barão de Cotegipe em direção a Rua Duque de Caxias. 



Lar Gaúcho no centro à direita. 


Porto Novo ao fundo. 



Proximidades da Ponte dos Franceses. 



Ao fundo, o Distrito Industrial e as águas do Saco da Mangueira. 



Avanço das águas pelo Parque Residencial Salgado Filho. 



Em primeiro plano a Rua General Netto. Observa o cenário a antiga chaminé da Fábrica Nova. 



Saco da Mangueira e no canto esquerdo a Lagoa dos Patos rumando para o Oceano Atlântico. A elevação da Lagoa ocasiona a suba do nível do Saco da Mangueira e os alagamentos. Na dependência da direção e velocidade do vento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário